sinopse

Por meio do relato da trajetória da iniciativa Brasilidade – Famílias com filhos plurilíngues, de ensino do Português como Língua de Herança (POLH) sediada em Nápoles, na Itália, as autoras refletem e transmitem suas experiências e conhecimento no ensino do português para os filhos de brasileiros que moram no exterior.

O livro é dividido em três capítulos: no primeiro, as autoras relatam seus percursos e o histórico da criação do Brasilidade; no segundo, são mostrados os pressupostos teóricos e metodológicos sobre o ensino de POLH; e o no terceiro, as autoras fazem um diálogo entre a teoria e a prática, trazendo diversos exemplos de como trabalhar o ensino do POLH entre as crianças e os adolescentes.

O livro foi vencedor do concurso lançado pela Sagarana Editora durante a realização do V SEPOLH, realizado em Barcelona, na Espanha, em outubro de 2021, como incentivo para o desenvolvimentos dos estudos sobre o POLH.

Compartilhar é multiplicar: relato de uma experiência com o POLH na Itália

Maria Rosa Del Gaudio, Uyara Liege

  • 15,00
  • 21,00

detalhes do produto

  • Título: Compartilhar é multiplicar: relato de uma experiência com o POLH na Itália
  • Autores: Maria Rosa Del Gaudio, Uyara Liege
  • Coleção: Projetos acadêmicos
  • Assunto: Idiomas, referência e educação
  • Editora: Sagarana Editora
  • Ano de lançamento: 2023
  • Idioma: Português
  • ISBN eBook: 978-989-9117-24-2

Sobre o autor

Maria Rosa Del Gaudio

Ítalo-brasileira de descendência, natural de Belo Horizonte (MG) e, em 2016, mudou-se para Nápoles, Itália. Desde 2018, é educadora no grupo Brasilidade. É Mestre em Educação, Psicopedagoga, Especialista em Docência Universitária e Pedagoga. No Brasil, foi alfabetizadora por mais de 10 anos, professora universitária, coordenadora do curso de Pedagogia, diretora pedagógica universitária, consultora educacional, mediadora literária, assessora pedagógica na Secretaria de Educação de Betim (MG) e aposentada como pedagoga do Ensino Fundamental. Em 2020, fez o curso “Ensine POLH”, realizado pelo Papo de Profes (SP). Em 2021, participou do "Curso de elaboração de materiais didáticos na Université Sorbonne-Nouvelle: o ensino de Português como Língua de Herança". Esteve no IV SEPOLH (2019, Pisa, Itália) como ouvinte e apresentou o poster “Laboratório POLH: um resgate afetivo pelo viés da Língua Materna” e no V SEPOLH (2021, Barcelona, Espanha) como ouvinte e compartilhando o relato de experiência “O trabalho com gêneros textuais e a competência comunicativa em POLH”.

É uma das autoras do livro "Compartilhar é multiplicar: relato de uma experiência com o POLH na Itália".

Uyara Liege

Ítalo-brasileira, nascida em Feira de Santana (BA) e, desde 2010, mora no exterior. É mãe, atua na área educacional desde 2000, formada em Pedagogia (UEFS/BA), especializada em Neuropsicologia (FACINTER/PR) e, em 2019, concluiu o curso Didática do Português Língua de Herança, pelo Instituto Camões (PT). No Brasil, foi professora do ensino fundamental, formadora de professores, fundadora e coordenadora do centro Construir Saber, no qual realizava atendimento pedagógico para as crianças. Na Itália, realiza laboratórios interculturais em escolas, colabora como educadora em associações, é intérprete e mediadora linguística. Em 2021, participou do "Curso de elaboração de materiais didáticos na Université Sorbonne-Nouvelle: o ensino de Português como Língua de Herança". Esteve no IV SEPOLH (2019, Pisa, Itália) colaborando na organização do evento e apresentou o poster “Laboratório POLH: um resgate afetivo pelo viés da Língua Materna” e no V SEPOLH (2021, Barcelona, Espanha) como ouvinte e compartilhando o relato de experiência “O trabalho com gêneros textuais e a competência comunicativa em POLH”.

É uma das autoras do livro "Compartilhar é multiplicar: relato de uma experiência com o POLH na Itália".

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.


você pode gostar também

receba nossas novidades